• Limpeza com lavadora de peças  ML 

  • Limpeza por jateamento com microesferas de vidro  JT 

  • Montar e desmontar cabeçote  H2  e  FH 

  • Sacar e colocar guias de válvulas com prensa  PP 

  • Alargar a guia para ajustá-la a haste de válvula com alargador fixo ou expansivo.

  • Plainar face.

    • Fresar com ferramenta  P5   PS   P9   PX 

    • Fresar com ferramenta e/ou retificar com rebolo tipo segmento (cabeçotes com enchimento de solda)  RC 

  • Acessório p/ fixar cabeçotes irregulares em plaina "universal"  DC 

  • Acessório p/ fixar cabeçotes irregulares em plaina "P7"  D7 

  • Usinar se de válvula.

    • Com rebolo (conjunto de sede com pistolas elétricas ou pneumáticas)​​

    • Com ferramenta (Fresa multiangular)  SX 

  • Esmerilhar sede de válvula  MA 

  • Testar estanqueidade de sede (teste de vácuo)  VC 

  • Testar estanqueidade dos dutos de água de refrigeração (Teste de trincas)  TC   TI 

  • Testar as molas das válvulas  VM 

  • Enchimento com solda (Máquinas de solda).

  • Mandrilar mancal de eixo comando e válvulas (Retífica de comando). 

  • Limpeza com lavadora de peças  ML 

  • Broquear cilindro  BC MX  (sorveteira BP-00, BP-01, Broqueadora BTPM, Mesa Piano, Mesa p/ Camisa, BCF 200).

  • Brunir cilindro  BR  e  G2 

  • Plainar face.

  • Facear​ (rebaixar) capa de mancal  RB 

  • Mandrilar mancais  MH 

  • Sacar e colocar camisa seca ou molhada em cilindro com prensa  PG 

  • Rebaixar (fresar) assento de camisa molhada (projeção da camisa)  FC 

  • Fresar alívio da junta em blocos com camisa seca  FC 

  • Fresar ranhura da face de cabeçotes Scania 111, 112, 113, Ds14 e Volvo D10  FC  +  F4 

  • Fresar o colarinho interno inferior do Bloco Cummins C 8. 13  F2 

  • Fresar o colarinho interno inferior do Bloco Scania 124 G  F3 

  • Sacar pinos  SA 

  • Broquear cilindros e plainar blocos em ângulos com fixador angular  FA 

  • Facear lateral do mancal do bloco com mandriladora e dispositivo  FM 

  • Mandrilar mancais do bloco de fusca com carcaceira  MC 

  • Mandrilar mancais de diâmetros grandes (até 150mm) com bucha expansora p/ ferramenta  M8 

  • Retificar colo de biela e do mancal  VK ,   RVE-1000   RF-1500 

  • Polir colos com disco de feltro, cinta de lixa e barra de massa  PO 

  • Balancear  B2 

  • Verificador alinhamento (empenamento)  MS 

  • Sacar e colocar engrenagem da correia dentada com prensa  PP 

  • Verificar trincas (teste com luz negra com Magnaflux).

     

  • Verificar alinhamento (torção ou empenamento)  AB 

  • Sacar e colocar bucha no pé da biela com prensa  PP 

  • Colocar pino do pistão dilatando o pé (e a bucha) da biela com aquecedor  FQ 

  • Broquear com ferramenta  BB 

    • Bucha (inserto) no pé da biela.

    • Cabeça (ferro) da biela.

  • Retificar com rebolo a cabeça (ferro) da biela (Máquinas usadas Wakamatsu e Mototest).

  • Fresar bielas dentadas  FB  (MWM, Perkins, Scania, Mercedes-Benz).

  • Facear (rebaixar) capa da biela  RB 


     

  • Retificar a cabeça da válvula  VP 

  • Retificar o pé da válvula  VP 

  • Além da válvula, retificar o “tucho de válvula”  VP 

  • Balancear com balanceador  B2  e dispositivo B3 e adendo B4

  • Dar partida no motor de arranque com eliminador de baterias  ELB-124 

  • Ensaiar motores de 50 até 600 CV - Dinamômetro  DH 

  • Ensaiar motores de 600 até 1500 CV - Dinamômetro  S2 

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